sexta-feira, 28 de agosto de 2009

1.INTERACIONISMO SÓCIO-DISCURSIVO

O Interacionismo sociodiscursivo enfatiza o estudo da língua como um instrumento de interação social, ou seja, sua prática viabilizada pelos gêneros de texto. O Interacionismo considera não a língua em si, nem o texto complexo de detalhamento, mas o texto como meio de troca de informações entre integrantes de determinado grupo social.
O gênero de texto Requerimento Escolar da UNEB permite essa interação sociodiscursiva entre os membros da comunidade acadêmica, quando há troca entre quem escreveu o gênero de texto ( os alunos da UNEB) e aquele que irão ler (servidores da UNEB) e atender as necessidades requeridas .
A importância da análise desse gênero de texto é estudar a língua enquanto instrumento de interação social entre os membros da comunidade UNEB. A língua nesse sentido é vista como discurso, com propósitos e valores, nas relações sociais.
Bronckart (1997/1999, p.101) define a ação de linguagem “no nível sociológico, como uma porção da atividade de linguagem do grupo (...) e num segundo nível, psicológico, como o conhecimento, disponível no organismo ativo, das diferentes facetas da sua própria responsabilidade na intervenção verbal”. É nesse segundo nível que, segundo o autor, “a noção de ação de linguagem federa e integra (...) as representações dos parâmetros do contexto de produção e do conteúdo temático, tais como um agente determinado as mobiliza quando realiza uma intervenção verbal”.

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