sexta-feira, 28 de agosto de 2009

3. LEIS DE GRICE

As leis de Grice funcionam como normas a serem seguidas pelos interlocutores a fim de tornar compreensível jogo verbal.
Para Grice (filósofo americano),o destinatário deve supor que o produto do enunciado respeita certas regras do jogo:por exemplo,que o enunciado é sério,que foi produzido com a intenção de comunicar algo que diz respeito a aqueles a quem é dirigido.
As leis de Grice são: A lei da Pertinência, A lei da Sinceridade, A lei da Informatividade, A lei da Exaustividade.
A lei da Pertinência designa o tipo de texto que vai ser veiculado para transmitir a informação.
A lei da Sinceridade designa que as informações transmitidas são verídicas e devem demonstrar que o remetente tem condições de garantir a verdade sobre os atos veiculados.
A lei da Informatividade denomina que as informações reunidas devem ter um propósito a fim de facilitar o esclarecimento para os interlocutores.
A lei da Exaustividade estabelece que as informações mais importantes devem estar visíveis para os interlocutores,determinando um bom entendimento e coerência ao analisar o texto.
É comum que os requerentes tenham dúvida quanto ao preenchimento do requerimento. A falta de conhecimento da legislação da Instituição é um dos principais fatores que levam ao indeferimento do objeto requisitado.
A elaboração de um requerimento esta associada a algumas normas que devem ser seguidas para que o resultado seja o mais favorável possível. Com a lei da Informatividade que estabelece que o gênero de texto deva ter um propósito. Tudo o que for redigido tem que conter informações coerentes. Um outro fator que implica no indeferimento do objeto do requerimento seria a falta de informações. A lei da Exaustividade estabelece que um texto deva dar informação máxima. Sendo assim, ao solicitarmos o Histórico Escolar, devemos associar ao regulamento da instituição e explanar o real motivo do pedido, dispondo de todas as informações necessárias para que a comissão analisadora julgue o pedido deferido.

Um comentário:

  1. Bom trabalho. Aplicaram bem a teoria ao gênero de texto escolhido.

    Muito bem!

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